Inteligência Epistêmica

Inteligência Epistêmica
Convivendo na MATRIX...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Exossociologia - Astrobiologia

A partir de Dyson e Kardashev, ao contrário de idéias anteriores, avança-se agora no sentido de imaginar a ação de uma "engenharia cósmica", de forma a realizar alterações materiais de grande magnitude [BARCELOS, 2001: 94].

Na leva de revistas “Pesquisa Fapesp”, que peguei esses dias, achei outra reportagem que tem tudo a ver com o tema “Ufologia”. O título é instigante: “Seres do espaço”. Claro que a matéria não trata de nenhum homenzinho verde ou loiro prateado ou lesma inteligente ao estilo de HG Wells. A matéria aborda as bactérias com super-resistências, com possibilidades de sobreviver em ambientes dos mais inóspitos e sob as radiações mais mortais aos seres orgânicos. Esse novo campo do saber, como vocês sabem, envolvendo o estudo sobre a vida e suas possibilidades além da Terra, surgido por 1998, é denominado Astrobiologia, e reúne diversos ramos acadêmicos, caso da Química, Física, Biologia, Astronomia e até Antropologia e Filosofia.

O link da matéria: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=4249&bd=1&pg=1&lg=

Penso que há muitos diálogos a serem estabelecidos entre a Astrobiologia e a Ufologia. Se ufólogos se mantiverem como caçadores de mulas sem-cabeça espaciais e os astrobiólogos empinarem o nariz e virarem a cara para tantos relatos de avistamentos e contatos, nada feito! Mas se a postura for de racionalidade e livre argumentação de todos os lados, acredito que as chances de surgirem trabalhos e ideias conjuntas é muito grande. Na matéria, fala-se no recentemente criado Laboratório de Astrobiologia, vinculado a Universidade de São Paulo. Conferi o site do “AstroLab” e colei abaixo o histórico que está lá, além do link para quem quiser conferir mais detalhes.

Também achei muito interessante o site do Centro de Astrobiologia, do Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA) da Espanha (http://cab.inta-csic.es). Os caras estão vinculado a Nasa, que, por sua vez, também tem um organismo específico dentro da agência, o Astrobiology Institute.

Lembro-me sobretudo da classificação das civilizações cósmicas, pelo critério dos níveis de demandas energéticas, pelo astrofísico soviético Nicolai Kardashev. No artigo, as civilizações de Kardashev eram classificadas em três níveis distintos. A primeira queimaria petróleo (nós); a segunda utilizaria energia estelar e, a terceira, demandaria a energia galáctica.

O físico britânico Freeman Dyson também compartilhou dessa classificação das Civilizações Cósmicas por níveis de energia. Tais civilizações, vivendo em planetas em torno de uma estrela, teriam tecnologia suficiente para obter energia estelar. Mas, Kardashev, concebeu tais classificações de um ponto de vista econômico, apoiado no Materialismo Histórico e Dialético de Marx, que postula uma evolução tecnológica e material das sociedades, de maneira dialética.

Referências:
BARCELOS, Eduardo Dorneles. Telegramas para Marte: a busca científica de vida e inteligência extraterrestres. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001 (Ciência e Cultura).

HEIDMANN, Jean. Inteligências Extraterrestres. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges; revisão técnica, Eduardo Dorneles Barcelos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995. 216 p. (Ciência e Cultura).

Nenhum comentário: