Inteligência Epistêmica

Inteligência Epistêmica
Convivendo na MATRIX...

sábado, 29 de outubro de 2011

Lafayette Ronald Hubbard (Xenon) - Dianética e Cientologia

Nasceu em Tilden, 13mar1911 – San Luis Obispo, 24jan1986), mais conhecido como L. Ron Hubbard, prolífico autor norte-americano e fundador da Cientologia. Além de livros de auto-ajuda, escreveu obras de ficção em diversos géneros, textos sobre administração de negócios, ensaios e poesia.

Hubbard foi um militar de carreira, servindo à Marinha dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, ele se tornou escritor de ficção científica, destacando-se na space opera, gênero da ficção científica cujo tema são vastos impérios galácticos controlados por imperadores malignos ou elites tirânicas e batalhas épicas espaciais é o Fundador de Cientologia.

Esta doutrina se baseia no conceito de um vasto império galático controlado pelo imperador Xenu e batalhas espaciais. Ele descreveu a sua filosofia em mais de 5 mil obras, incluindo dezenas de livros, e em 3 mil conferências gravadas em fitas. Aqueles que empregam os seus ensinamentos para melhorarem a si mesmos e ajudarem os seus semelhantes vieram de todos os quadrantes da vida, enquanto eram estabelecidas missões e Igrejas de Cientologia nos seis continentes.

Como homem foi aclamado universalmente, aclamação essa que inclui milhares de prêmios e reconhecimento por parte de indivíduos, grupos e a popularidade sem precedente das suas obras entre pessoas de diferentes realidades, o que constitui apenas um indicador da eficácia das suas tecnologias.

Hubbard chamou a dianética de "um marco para o homem comparável à sua descoberta do fogo e superior à sua invenção da roda e do arco". Foi um sucesso comercial imediato e provocou o que Martin Gardner chamou de "um culto de abrangencia nacional com proporções incriveis". Em agosto de 1950, livro de Hubbard tinha vendido 55 mil cópias, e foi vendido a uma taxa de 4 mil livros por semana e estava sendo traduzido para o francês, japonês e alemão.

A dianética foi mal recebido pela imprensa e pelos cientistas e médicos. A Associação Americana de Psicologia criticou afirmações de Hubbard como "não é suportada pela evidência empírica". Scientific American, disse que o livro de Hubbard continha mais promessas e menos evidência por página do que qualquer publicação desde a invenção da imprensa, enquanto The New Republic chamou de uma mistura ousada e indecente de um disparate completo e um bom senso perfeitamente razoável, tiradas de longas descobertas reconhecidas e disfarçadas e distorcidas por um louca e recém-inventada terminologia alguns dos escritores de ficção cientifica, companheiros de Hubbard, também criticaram. Isaac Asimov considerou "sem sentido" enquanto Jack Williamson chamou de “uma revisão lunática da psicologia freudiana".

Embora a maioria das pessoas pudesse ter ficado satisfeita com tal realização, L. Ron Hubbard não parou em Dianética. Ele resolveu o enigma da mente humana, mas ainda haviam permanecido questões por solucionar em relação ao próprio ser humano, os enigmas bem conhecidos de “algo” há muito procurado a que nós chamamos vida. E a partir da sua pesquisa metódica e totalmente científica feita a este problema, surgiu a filosofia religiosa aplicada de Cientologia, oferecendo não só maior felicidade e capacidade, mas também soluções para problemas sociais aparentemente sem esperança como o abuso de drogas, o declínio dos padrões morais e o analfabetismo, fornecendo sempre soluções eficazes e funcionais à medida que as descobria.

Quanto à história de Dianética e Cientologia começou muito tempo antes da publicação do primeiro livro do Sr. Hubbard sobre o assunto. Na realidade, mesmo quando ainda era um jovem foi exemplo de um raro sentido de propósito e dedicação que, combinado com o seu espírito aventureiro, fez dele uma lenda viva. A sua perpétua busca por respostas para a condição humana foi igualmente aventureira; ao contrário de outros filósofos satisfeitos em contemplar os acontecimentos de dentro de uma torre de marfim, ele sabia que para uma pessoa realmente compreender o seu próximo, tinha que fazer parte da vida, a pessoa tinha que acotovelar-se com todas as classes e tipos de pessoas. E, tinha que explorar os cantos e recantos de toda a existência.


Este novo filme dramático é baseado na história verídica da família do casal alemão Heiner e Astrid von Rönn, que se envolveram com a Dianética e Cientologia. A história mostra a luta dramática do jovem protagonista Frank para se livrar das garras da organização e a perda de sua família para a Dianética e a Cientologia no decorrer de sua luta. Durante o filme são retratados em detalhes os métodos da organização criminosa autodenominada Cientologia e de sua armadilha Dianética para tornar suas vítimas dependentes. Este drama foi filmado em sigilo absoluto, sob um título fictício, para assegurar que a organização não usasse de suas práticas corriqueiras de ameaças e litígios para aterrorizar os produtores, atores e demais envolvidos em sua produção. Na Alemanha, a Dianética e a Cientologia são monitoradas oficialmente pelo equivalente à Polícia Federal, sendo que em algumas localidades ela é considerada oficialmente pela comunidade e governantes uma seita perigosa.
Título Original: Bis Nichts Mehr Bleibt
Transmitido pelos canais de televisão ARD (Alemanha) e ORF 2 (Áustria)

Nenhum comentário: