Inteligência Epistêmica

Inteligência Epistêmica
Convivendo na MATRIX...

terça-feira, 24 de maio de 2011

Fronteiras do Pensamento


Em 6 anos de existência, mais de 5 mil espectadores puderam assistir a cerca de 80 conferências internacionais no Seminário Fronteiras do Pensamento que tem a ambição de compreender o século XXI. O debate sobre a identidade da nossa era, marcada por mudanças, velocidade e incertezas, cenários futuros, na visão de intelectuais, pensadores e acadêmicos, tem sido marcado pelo pluralismo das ideias e convidados excepcionais.

Carlo Guinzburg no Fronteiras do Pensamento: a internet e o Google (2010)
Muito do clima do evento, realizado tradicionalmente em Porto Alegre, com extensões em outras cidades e grande repercussão na mídia nacional.

A edição paulista do projeto cultural Fronteiras do Pensamento começa nesta quarta-feira, dia 25/05, na Sala São Paulo, com Frederic Jameson, crítico literário e pensador político. Entre os convidados, Lech Walessa e 4 Prêmios Nobel, um deles, a iraniana Shirin Ebadi, primeira mulher, em seu país, que conquistou o Prêmio Nobel da Paz, em 2003, e que deve trazer para o debate, 14 de junho, a pauta do fundamentalismo.

Em julho, o conceito da Modernidade Líquida, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Em agosto, o polonês Lech Walesa, Prêmio Nobel da Paz em 1983, os filósofo francês Luc Ferry, e suíço Alain de Botton.

Zygmunt Bauman es sociólogo y filósofo polaco. Es uno de los pensadores más representativos de la actual crítica de la cultura, Tras la invasión nazi, su familia se refugió en la zona soviética y Bauman se alistó en el ejército polaco, que liberaría su país junto a las tropas soviéticas. Fue miembro del Partido Comunista hasta la represión antisemita de 1968; la consiguiente purga le obligó a abandonar su puesto como profesor de filosofía y sociología en la Universidad de Varsovia. Desde entonces ha enseñado sociología en Israel, Estados Unidos y Canadá. Es profesor emérito en la Universidad de Leeds. Su pensamiento se ha movido desde la especificidad del análisis del movimiento obrero hasta la critica global de la modernidad. Es autor de una obra abundante, entre la que se encuentran libros fundamentales de la sociología contemporánea como La vida líquida, Vida consumo, El arte de la vida, Miedo líquido, y tantas otras obras. Bauman ha alcanzado un notorio reconocimiento público y sus obras cada vez tienen más difusión en castellano. Este video es una grabación realizada en la casa del autor en Leeds, Gran Bretaña.
Organizado a partir de um curso de altos estudos, dirigido ao grande público, inclui uma série de produtos culturais e educacionais, que traduzem temas contemporâneos através de publicações, livros paradidáticos, mídia digital, filmes de curta-metragem e documentários. O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo, que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Buscar tendências, de uma maneira plural e interdisciplinar, aceitar a provocação de intelectuais, cientistas e líderes com visões distintas, de regiões diferentes, que estão, na vanguarda em suas áreas de atuação, como explica o curador Fernando Schuler.


Em Porto Alegre, somente, os temas que trazem inquietação serão levantados ou melhor, provocados pelo performático escritor Fabricio Carpinejar. “É um segundo momento, com jovens“, explica Fernando Schüler. “Queremos trazer para o debate temas importantes, dando aos alunos uma visão real dos próximos 10 ou 20 anos, nas diferentes áreas contempladas”.


Fabrício Carpinejar - em seu novo livro, 'Mulher Perdigueira', ele aborda o universo da mulher passional e romântica, que pega no pé do marido ou namorado, não leva um desaforo para casa e protege sua intimidade com o escândalo. Fabrício foi vencedor do Jabuti na categoria Contos/Crônicas em 2009.

Nenhum comentário: