Inteligência Epistêmica

Inteligência Epistêmica
Convivendo na MATRIX...

terça-feira, 24 de maio de 2011

A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço (Pierre Lévy)

Lévy nos convida a pensar, além do impacto das técnicas sobre a sociedade, em termos de projeto. Os novos meios de comunicação permitem aos grupos humanos pôr em comum seu saber e seu imaginário. Forma social inédita, o coletivo inteligente.


O filósofo francês participou do Roda Viva em 2001 e comentou o dilúvio de informação em que as pessoas vivem hoje: "No fundo, na arca de Noé, havia um resumo do conjunto de animais que ia desaparecer. E uso essa imagem no livro [Cibercultura] para dizer que, hoje, é impossível fazer um resumo do todo. Não podemos mais abraçar o todo, porque ele tornou-se uma coisa infinita".
A IMPORTÂNCIA DA FALA PARA OS SERES HUMANOS
“Sabemos que os animais se comunicam entre si. A diferença é que a linguagem nos permite fazer três coisas que os animais não podem fazer: primeiro, fazer perguntas. Os animais não fazem perguntas... A segunda particularidade da linguagem humana é o fato de contarmos histórias. (...) e é porque contamos histórias que temos uma concepção do tempo. E, finalmente, já que eu falo de laços entre nós, temos o diálogo.”

SOBRE O MUNDO EM QUE OS HUMANOS VIVEM
“Evidentemente, vivemos no mundo físico, mas as pedras também vivem nele. O que existe de original no nosso modo de existir é que vivemos na significação e as pedras não. E como se organiza essa significação? É uma tensão viva entre três pólos. Em primeiro lugar, o pólo do signo. Se eu digo 'computador', é o som 'computador' que é o signo. Há o referente, aquilo do qual estou falando, a 'coisa'. E depois há o espírito, para quem o 'computador' significa a 'coisa'.”

COMENTANDO O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DOS HOMENS
“A espécie humana é aquela que mais transformou o ambiente real em comparação com as outras espécies de mamíferos que conhecemos. Possuímos tal poder de transformação porque temos idéias.”








Nenhum comentário: