Inteligência Epistêmica

Inteligência Epistêmica
Convivendo na MATRIX...

terça-feira, 24 de maio de 2011

Prêmio Nobel FISÍCA (1961 - 1980)




O campo eletromagnético é conhecido por ter uma outra propriedade, chamada "simetria de calibre", o que significa que as equações de campo manter a forma mesmo que os potenciais eletromagnéticos são multiplicados quantum certos factores fase mecânica, ou "calibres". Não era evidente que os mais fracos "interação" deve ter essa propriedade, mas foi um princípio orientador no trabalho de Sheldon Glashow L. , Abdus Salam e Steven Weinberg em 1960, quando formulou uma teoria que descreve os mais fracos e da interação eletromagnética com a mesma base. Eles ganharam conjuntamente o Prêmio de Física em 1979 por esta descrição unificada e, em particular, para a sua previsão de um tipo particular de fraca interação mediada por "correntes neutras", que tinha sido encontrado recentemente em experiências.

O último prêmio de Física (1999) no século 20 foi outorgado a Hooft Gerhardus e Martinus JG Veltman . Eles mostraram o caminho para Renormalizamos o "electro-fraca" teoria, que foi necessário para remover os termos que tendem ao infinito em cálculos de mecânica quântica (QED assim como já havia resolvido um problema semelhante para a interação de Coulomb). Seu trabalho permitiu cálculos detalhados das contribuições para a interação fraca a interação entre as partículas, em geral, provando a utilidade das teorias baseadas na invariância de calibre para todos os tipos básicos de interações físicas.

A mecânica quântica e suas extensões de teorias quânticas de campo é uma das grandes conquistas do século 20. Este esboço do percurso a partir da física clássica à física quântica moderna, levou-nos um longo caminho em direção a uma descrição fundamental e unificada das diversas partículas e forças da natureza, mas ainda há muito a ser feito eo objetivo ainda está longe. Ele ainda continua, por exemplo, para "unificar" a força eletro-fraca com a força "forte" nucleares e com a gravidade. Mas aqui, também deve ser salientado que a descrição quântica do micromundo tem outro aplicativo principal: o cálculo das propriedades químicas de sistemas moleculares (por vezes alargado para biomoléculas) e da estrutura da matéria condensada, ramos que têm sido distinguidos com diversos prêmios, em física, bem como na química.


1980 - James Cronin Watson, Val Logsdon Fitch
1979 - Sheldon Lee Glashow, Abdus Salam, Steven Weinberg
1978 - Pyotr Kapitsa Leonidovich, Arno Penzias Allan, Robert Woodrow Wilson
1977 - Philip Warren Anderson, Sir Nevill Francis Mott, John van Vleck Hasbrouck
1976 - Burton Richter, Samuel Chao Chung Ting
1975 - Aage Niels Bohr, Roy Mottelson Ben, James Rainwater Leo
1974 - Sir Martin Ryle, Hewish Antony
1973 - Leo Esaki, Giaever Ivar, Brian David Josephson
1972 - John Bardeen, Leon Cooper Neil, Robert John Schrieffer
1971 - Dennis Gabor
1970 - Olof Gösta Alfvén Hannes, Louis Eugène Félix Néel
1969 - Murray Gell-Mann
1968 - Luis Walter Alvarez
1967 - Hans Albrecht Bethe
1966 - Alfred Kastler
1965 - Sin-Itiro Tomonaga, Julian Schwinger, Richard P. Feynman
1964 - Charles Townes Hard, Basov Gennadiyevich Nicolay, Aleksandr Mikhailovich Prokhorov
1963 - Eugene Wigner Paulo, Maria Goeppert Mayer, J. Hans D. Jensen
1962 - Lev Davidovich Landau
1961 - Robert Hofstadter, Rudolf Ludwig Mössbauer

Nesta série documental, o professor Jim Al-Khali conta-nos a história de uma das maiores descobertas científicas de sempre: que o mundo material é feito de átomos. Átomo é a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Ele apresenta um núcleo com
carga positiva (Z é a quantidade de protões e "E" a carga elementar) que apresenta quase toda sua massa (mais que 99,9%) e Z electrões determinando o seu tamanho. Até fins do século XIX, era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria. Mas nas duas últimas décadas daquele século, as descobertas do protão e do electrão revelaram o equívoco dessa ideia. Posteriormente, o reconhecimento do neutrão e de outras partículas subatômicas reforçou a necessidade de revisão do conceito de átomo.

Nenhum comentário: