Inteligência Epistêmica

Inteligência Epistêmica
Convivendo na MATRIX...

terça-feira, 24 de maio de 2011

Prêmio Nobel FISÍCA (1941 - 1960)


Outras contribuições importantes para o desenvolvimento da teoria quântica foram distinguidos pelo Prémio Nobel em anos posteriores. Max Born, do supervisor de Heisenberg nos primeiros vinte anos, fez contribuições importantes para a sua formulação matemática e interpretação física. Ele recebeu metade do prêmio de Física de 1954 por seu trabalho sobre a interpretação estatística da função de onda. Wolfgang Pauli formulou seu princípio de exclusão (o que indica que pode haver apenas um elétron em cada estado quântico), já com base no Bohr velha teoria quântica. Este princípio foi encontrado mais tarde para ser associado com a simetria das funções de onda para partículas de-meia inteiro gira em geral, distinguir o que é agora chamado a partir de partículas férmions bosônicos cujos spins são múltiplos inteiros da . O princípio de exclusão tem conseqüências profundas em muitas áreas da física e Pauli recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1945.

O estudo dos spins de elétrons continuará a abrir novos horizontes na física. Métodos de laboratório para determinar os momentos magnéticos das partículas de fiação foram desenvolvidos durante os anos trinta e quarenta por átomos, assim como núcleos (por Stern, Rabi, Bloch e Purcell, ver seções posteriores) e em 1947 tinham atingido tal precisão, a referida Polykarp Kusch Estado poderia que o momento magnético de um elétron não tem exatamente o valor previsto por Dirac, mas diferente do que por uma pequena quantia. Por volta mesmo tempo, Willis E. Lamb trabalhou em um problema semelhante de rotações do elétron interagindo com campos eletromagnéticos, através do estudo da estrutura fina de radiação óptica a partir de hidrogênio com alta resolução de rádio métodos de freqüência de ressonância. Ele descobriu que a divisão de estrutura fina também não têm exatamente Dirac o valor, mas diferente do que por uma quantidade significativa. Esses resultados estimularam uma reconsideração dos conceitos básicos por trás da aplicação da teoria quântica para o eletromagnetismo, um campo que tinha sido iniciados por Dirac, Heisenberg e Pauli, mas ainda sofria de várias insuficiências. Kusch e Cordeiro foram atribuídos a cada meia o Prêmio de Física em 1955.

Em eletrodinâmica quântica (QED, para abreviar), as partículas carregadas interagem através do intercâmbio de fótons virtuais, como descrito pela teoria quântica de perturbações. As versões mais antigas envolveu apenas troca de fóton único, mas Sin-Itiro Tomonaga , Julian Schwinger e Richard P. Feynman percebi que a situação é realmente muito mais complicado, pois espalhamento elétron-elétron pode envolver várias trocas de fótons. Um "ponto de carga nu" não existe em seu quadro, ela sempre produz uma nuvem de partícula antipartícula pares virtuais em torno de si, de tal forma que seu momento magnético efetivo é alterado eo potencial de Coulomb é modificada a curtas distâncias. Cálculos a partir de imagem têm reproduzido os dados experimentais por Kusch e Cordeiro em um grau surpreendente de precisão e moderno QED é agora considerada a teoria mais exata que existe. Tomonaga, Schwinger e Feynman dividiu o Prêmio de Física em 1965.

Este progresso na QED acabou por ser da maior importância também para a descrição dos fenômenos em altas energias. A noção de produção de pares de um "vácuo" do Estado de um campo quantizado (tanto como um processo virtual e real como a materialização de partículas), é também um elemento central na teoria do campo moderno da interação forte, a cromodinâmica quântica (QCD).
Outro aspecto fundamental da mecânica quântica e da teoria do campo quântico é a simetria das funções de ondas e campos. As propriedades de simetria em relação à troca de partículas idênticas estão por trás de exclusão de Pauli princípio acima mencionado, mas as simetrias em relação a transformações espaciais acabaram por desempenhar um papel igualmente importante. Em 1956, Tsung-Dao Lee e Chen Ning Yang salientou, que as interações físico nem sempre pode ser simétrico em relação ao reflexo no espelho (ou seja, elas podem ser diferentes, como visto em um canhoto e um destro coordenar sistema). Isto significa que a propriedade da função de onda chamada "paridade", representada pelo símbolo "P", não é conservada quando o sistema está exposto a tal interação ea propriedade reflexo no espelho pode ser alterado. Lee e do trabalho de Yang foi o ponto de partida para uma busca intensa por esses efeitos e mostrou-se logo depois que o decadência e da decadência, que são provocados pela chamada "interação fraca" não são a paridade de conservação (veja mais abaixo). Lee e Yang foi premiado com o Prêmio de Física em 1957.

Outras simetrias na mecânica quântica são conectadas com a substituição de uma partícula com sua antipartícula, chamado de conjugação de carga (simbolizada por "C"). Nas situações discutidas por Lee e Yang, verificou-se que, embora a paridade não era conservada na transformações radioativas, ainda havia uma simetria, no sentido de partículas e antipartículas quebrou a paridade na frente exatamente maneiras e que, portanto, a operação combinada "C" x " P "ainda deu resultados que preservou simetria. Mas não durou muito tempo antes de James W. Cronin e Val L. Fitch encontrou um modo de decaimento entre os "mesões K" que violou esse mesmo princípio, embora apenas para uma pequena extensão. Cronin e Fitch fez a sua descoberta em 1964 e foi premiado com o Prêmio de Física em 1980. As conseqüências de seu resultado (que incluem perguntas sobre a simetria dos processos naturais em inversão de tempo, chamado de "T") ainda são discutidos hoje e tocar alguns dos fundamentos mais profundos da física teórica, porque o "P" x "C" x "T" simetria é sempre esperado para segurar.

1960 - Donald Arthur Glaser
1959 - Emilio Gino Segrè, Owen Chamberlain
1958 - Pavel Cherenkov Alekseyevich, Il'ja Mikhailovich Frank, Igor Tamm Yevgenyevich
1957 - Chen Ning Yang, Tao-Tsung (TD) Lee
1956 - William Bradford Shockley, John Bardeen, Walter Houser Brattain
1955 - Willis Eugene Lamb, Kusch Polykarp
1954 - Max Born, Walther Bothe
1953 - Frits (Frederik) Zernike
1952 - Felix Bloch, Edward Mills Purcell
1951 - Sir John Cockcroft Douglas, Walton Sinton Ernest Thomas
1950 - Cecil Frank Powell
1949 - Hideki Yukawa
1948 - Patrick Maynard Stuart Blackett
1947 - Sir Edward Victor Appleton
1946 - Percy Williams Bridgman
1945 - Wolfgang Pauli
1944 - Isidor Isaac Rabi
1943 - Otto Stern
1942 - Nenhum Prêmio Nobel foi concedido este ano. O dinheiro do prêmio foi de 1/3 atribuídos ao Fundo Principal e com 2/3 para o Fundo Especial da seção deste prêmio.
1941 - Nenhum Prêmio Nobel foi concedido este ano. O dinheiro do prêmio foi de 1/3 atribuídos ao Fundo Principal e com 2/3 para o Fundo Especial da seção deste prêmio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei a música e o conteúdo