Inteligência Epistêmica

Inteligência Epistêmica
Convivendo na MATRIX...

terça-feira, 31 de maio de 2011

Hans Jenny - experience cinetic

Nasceu em 16ago1904, Basel - 23jun1972, Dornach - médico e cientista natural considerado o pai da cimática, o estudo da onda fenômenos.

Jenny nasceu em Basel , na Suíça. Após completar seu doutorado, ele ensinou ciência na Rudolph Steiner School, em Zurique, durante quatro anos antes de iniciar sua prática médica. Em 1967, Jenny publicou o primeiro volume de Cymatics: Estudo de Fenômenos de onda. O segundo volume saiu em 1972, ano em que morreu. Este livro foi uma documentação escrita e fotográfica dos efeitos de som vibrações em líquidos, pó e pasta líquida. Ele concluiu: "Este não é um regulamento do caos, é uma dinâmica ordenada padrão".

Jenny fez uso de cristais osciladores e uma invenção de seus próprios pelo nome do tonoscope para definir chapas e membranas vibratórias. Com o tonoscope, quartzo areia é espalhada sobre uma membrana de tambor preto que é de 60 cm de diâmetro. A membrana é colocada em vibração por cantar em voz alta e não através de um tubo de papelão. A areia agora produz complexos simétricos formas, conhecido como padrão Chladni nomeado após Ernst Chladni, que descobriu este fenômeno, em 1787. Baixa tons resultar em simples e claro fotos antes, os tons de forma superior complexas estruturas.

o trabalho de Jenny influenciado Alvin Lucier e, juntamente com cimática trabalho de Ernst Chladni, ajudou a conduzir a sua composição Queen of the South. o trabalho de Jenny também foi acompanhada pelo Centro de Estudos Visuais Avançados (CAVS), fundador György Kepes no MIT.

O seu trabalho nesta área inclui uma acusticamente vibrou pedaço de chapa de metal em que pequenos buracos foram perfurados em uma grade. Pequenas chamas de gás queimado por esses buracos e termodinâmicas padrões foram tornados visíveis pela instalação. Além disso, a edição especial em DVD de O Trio Hafler obra "exatamente como eu disser inclui um DVD contendo material "base e alargado de técnicas sugeridas pelo professor Hans Jenny". Baseado em obra de Jenny, fotógrafo Alexander Lauterwasser capta imagens da superfície da água posta em movimento por fontes sonoras que vão desde pura ondas senoidais com música de Ludwig van Beethoven, Karlheinz Stockhausen, e até mesmo cantando sobretom.




"Quanto mais se estuda estas coisas, mais se percebe que o som é o princípio criador. Deve ser considerado como primordial. Nenhuma categoria única fenomenal pode ser invocada como princípio aborígenes. Não podemos dizer, no princípio era o número, ou em No princípio era a simetria, etc Estes são propriedades categóricas que estão implícitas no que produz e que é trazido. Ao usá-los na descrição que nos aproximamos do cerne da questão. Eles não são propriamente o poder criativo. Este poder é inerente tom, no som." Hans Jenny





Nenhum comentário: