Inteligência Epistêmica

Inteligência Epistêmica
Convivendo na MATRIX...

terça-feira, 24 de maio de 2011

Prêmio Nobel FISÍCA (1921 - 1940)

É característica Barkla raios-X foram raios secundários, específicos para cada elemento exposto à radiação de raios-X tubos (mas independente da forma química das amostras). Karl Manne G. Siegbahn percebi que a medição de espectros de raios X característicos de todos os elementos iria mostrar sistematicamente o modo como os reservatórios de elétrons sucessivos são adicionados ao passar de elementos leves para os mais pesados. Ele projetou espectrômetros altamente precisas para esta finalidade pela qual as diferenças de energia entre os diferentes shells, bem como as regras para as transições radiativas entre eles, poderia ser estabelecido. Ele recebeu o Prêmio de Física em 1924 (premiado em 1925). No entanto, seria por sua vez que uma compreensão mais profunda da estrutura atômica requeria uma partida muito mais a partir dos conceitos da física clássica habitual que ninguém poderia ter imaginado.

A física clássica pressupõe continuidade no movimento, bem como no ganho ou perda de energia. Por que, então, os átomos enviar radiações com comprimentos de onda afiada? Aqui, uma linha paralela de desenvolvimento, também com suas raízes no final de física do século 19, havia dado pistas importantes para a interpretação. Wilhelm Wien estudou o "corpo negro" radiação de calor de corpos sólidos (que, em contraste com a radiação de átomos de gases, tem uma distribuição contínua de frequências). Usando a eletrodinâmica clássica, ele derivou uma expressão para a distribuição de freqüência da radiação e da mudança do comprimento de onda de máxima intensidade, quando a temperatura de um corpo negro é alterada (a lei de deslocamento de Wien, útil, por exemplo, na determinação da temperatura do sol). Ele foi agraciado com o Prêmio de Física em 1911.

No entanto, Viena não poderia derivar uma fórmula de distribuição que concordou com as experiências de ambos os comprimentos de onda curtos e longos. O problema permaneceu sem explicação até Max KEL Planck apresentou a sua nova idéia radical de que a energia irradiada só poderia ser emitida em quanta, ou seja, parcelas que tinha um determinado valor, maior para os comprimentos de onda curtos do que para os longos (igual a uma constante vezes a freqüência de cada quantum). Este é considerado o nascimento da física quântica. Wien recebeu o Prêmio de Física em 1911 e Planck, alguns anos depois, em 1918 (premiado em 1919). verificações importantes que a luz vem na forma de quanta energia veio também através de Albert Einstein é a interpretação sobre o efeito fotoelétrico (observada pela primeira vez em 1887 por Hertz), que envolveu também as extensões de teorias de Planck. Einstein recebeu o Prêmio de Física de 1921 (premiado em 1922). A motivação prêmio citou também seus outros "serviços à física teórica", que será designado em outro contexto.

Depois das experiências feitas por James Franck e Gustav Hertz L. demonstrado o inverso do efeito fotoelétrico (ou seja, um elétron que atinge um átomo, deve ter um mínimo de energia específica para a produção de quanta de luz de uma energia especial dele) e mostrou a validade geral de As expressões envolvendo a constante de Planck . Franck e Hertz, dividiu o prêmio de 1925, concedido em 1926. Na mesma época, Arthur H. Compton (que recebeu metade do prêmio de Física de 1927) estudou a perda de energia em raios-X de dispersão de partículas de material de fótons, e mostrou que, quanta de raios X, cujas energias são mais do que X 10.000 vezes maior que os da luz, também obedecem as regras quânticas mesmo. A outra metade foi dado a Charles TR Wilson (ver adiante), cujo dispositivo para a observação de eventos de espalhamento de alta energia poderia ser usada para verificação de previsões de Compton.

Com o conceito de quantização da energia como um fundo, o palco estava montado para empreendimentos mais para o mundo desconhecido da microfísica. Como alguns bem conhecidos físicos antes dele, Niels Bohr HD trabalhou com uma imagem planetária de elétrons circulando em torno do núcleo de um átomo. Ele descobriu que o espectro de linhas afiadas emitida pelos átomos só poderia ser explicada se os elétrons circulavam em órbitas estacionárias caracterizadas por um momento angular quantizado (unidades inteiro da constante de Planck dividido pelo ) E que as freqüências emitidas corresponderam a emissão de radiação com energia igual à diferença entre os estados de energia quantizados dos elétrons. Sua sugestão é indicada uma partida ainda mais radical da física clássica do que a hipótese de Planck. Embora ele só poderia explicar algumas das características mais simples de espectros ópticos na sua forma original, ele foi logo aceite que a abordagem de Bohr deve ser um ponto de partida correto, e ele recebeu o Prêmio de Física em 1922.
Descobriu-se que uma discussão mais aprofundada das propriedades da radiação e da matéria (até então considerados como duas categorias diferentes completamente), era necessário para progredir na descrição teórica do micromundo. Em 1923, o príncipe Louis-Victor PR de Broglie propôs que as partículas de material também pode mostrar as propriedades de onda, agora que a radiação eletromagnética tinha sido mostrado para mostrar aspectos de partículas em forma de fótons. Ele desenvolveu expressões matemáticas para esse comportamento dualista, incluindo o que mais tarde foi chamado de "comprimento de onda de Broglie" de uma partícula em movimento. Early experiências por J. Clinton Davisson tinha indicado que os elétrons podem realmente mostrar efeitos de reflexão semelhante ao das ondas de um cristal e estes experimentos foram repetidos agora, verificar o comprimento de onda associado previsto por de Broglie. Um pouco mais tarde, George P. Thomson (filho de JJ Thomson ) fez experimentos melhorou muito em matéria de energia de elétrons mais penetrantes folhas de metal fino que mostrava os efeitos de difração muito clara. de Broglie foi recompensado por suas teorias em 1929, Davisson e Thomson depois dividiu o Prêmio de Física 1937.
O que restou foi a formulação de uma política coerente, uma nova teoria que viria substituir a mecânica clássica, válido para fenômenos atômicos e suas radiações associadas. O ano 1924-1926 foi um período de intenso desenvolvimento nesta área. Erwin Schrödingerconstruída sobre as idéias de de Broglie e escreveu um papel fundamental em "Quantização como um problema de autovalor" no início de 1926. Ele criou o que tem sido chamado de "mecânica ondulatória". Mas o ano anterior, Werner K. Heisenberg já tinha começado em uma diferente abordagem matemática, chamada "mecânica matricial", pelo qual chegou a resultados equivalentes (como mais tarde foi mostrado pela Schrödinger). Schrödinger e da mecânica quântica nova Heisenberg significou uma mudança radical da imagem intuitiva das órbitas clássica para objetos atômicos, e implicava também que existem limitações naturais na precisão em que determinadas quantidades podem ser medidos simultaneamente (da incerteza de Heisenberg, as relações).
Heisenberg foi recompensado com o Prémio de Física de 1932 (concedido 1933) para o desenvolvimento da mecânica quântica, enquanto Schrödinger dividiu o prêmio de um ano depois (1933) com Paul AM Dirac . Schrödinger e da mecânica quântica de Heisenberg era válido para a baixas velocidades relativamente e das energias associadas ao orbital "movimento" de elétrons em átomos, mas as suas equações não preenchia os requisitos definidos em normas Einstein de partículas em movimento rápido (a ser mencionado mais tarde). Dirac construído um formalismo modificado que levou em conta os efeitos da relatividade especial de Einstein, e mostraram que não essa teoria só continha expressões correspondentes à rotação intrínseca dos elétrons (e, portanto, explicando a sua magnético intrínseco próprio momento ea estrutura fina observada em espectros atômicos) , mas também previu a existência de um tipo completamente novo de partículas, os chamados antipartículas assim com massas idênticas, mas carga oposta. A antipartícula primeiro a ser descoberto, a do elétron, foi observado em 1932 por Carl D. Anderson e foi dado o nome "pósitron" (metade do prêmio de Física de 1936).

1940 - Nenhum Prêmio Nobel foi concedido este ano. O dinheiro do prêmio foi de 1 / 3 atribuídos ao Fundo Principal e com 2 / 3 para o Fundo Especial da secção deste prémio.
1939 - Ernest Orlando Lawrence
1938 - Enrico Fermi
1937 - Clinton Davisson José, George Paget Thomson
1936 - Victor Franz Hess, Carl David Anderson
1935 - James Chadwick
1934 - Nenhum Prêmio Nobel foi concedido este ano. O dinheiro do prêmio foi de 1/3 atribuídos ao Fundo Principal e com 2/3 para o Fundo Especial da seção deste prémio.
1933 - Erwin Schrödinger, Paul Adrien Maurice Dirac
1932 - Karl Werner Heisenberg
1931 - Nenhum Prêmio Nobel foi concedido este ano. O dinheiro do prêmio foi atribuído ao Fundo Especial da seção deste prémio.
1930 - Sir Venkata Chandrasekhara Raman
1929 - Príncipe Louis Victor Pierre Raymond de Broglie-
1928 - Owen Willans Richardson
1927 - Arthur Holly Compton, Charles Thomson Rees Wilson
1926 - Jean Baptiste Perrin
1925 - James Franck, Gustav Ludwig Hertz
1924 - Karl Manne Georg Siegbahn
1923 - Robert Andrews Millikan
1922 - Niels Henrik David Bohr
1921 - Albert Einstein

Nenhum comentário: